ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
  • A+
  • A
  • A-
Acessibilidade
ACESSO À
INFORMAÇÃO

POSTADO EM 17 out 2022 · Sem categoria

Santa Terezinha de Goiás sobe mais de 100 posições no ranking do Previne Brasil 

O município de Santa Terezinha de Goiás está passando por uma grande transformação na área da saúde e em pouco mais de 1 e 10 meses gestão a cidade já está entre os 34 municípios do Estado de Goiás com a melhor atenção primária à saúde. Em uma escala de 0 a 10, o município atingiu a nota 8,63; subindo 100 posições em relação ao início de 2021 quando a atual gestão assumiu a prefeitura.

O programa Previne Brasil é o novo modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde – APS, que estabelece as formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em quatro critérios: capitação ponderada; pagamento por desempenho; incentivo para ações estratégicas e incentivo financeiro com base em critério populacional.

Para a secretária de saúde, Kenia Augusta, o resultado positivo comprova que o trabalho da Administração está focado em proporcionar mais qualidade de vida à população. “Quando a gente recebe esses dados, que tínhamos um dos piores índice em 2021 e agora pulamos para 8,63; demonstra o esforço e a dedicação que as nossas equipes de saúde na atenção primária têm para que possamos cada vez mais prevenir a nossa comunidade de doenças”, avaliou Kenia.

O ranking leva em consideração a soma de sete indicadores: consultas de pré-natal das gestantes, testes rápidos em gestantes, proporção de gestantes com atendimento odontológico, cobertura de exame citopatológico, cobertura vacinal, acompanhamento de pessoas com hipertensão e acompanhamento de pacientes diabéticos.

O desempenho do município reflete na conquista de recursos oriundos do Ministério da Saúde.