POSTADO EM 13 set 2021 · Sem categoria

Em Santa Terezinha, Prefeitura celebra Semana da Pátria, com ato cívico em 07 de setembro

Foram cinco dias de intensa programação envolvendo as principais secretarias municipais, para comemorar a data declarada por d. Pedro I em 07 de setembro de 1822, às margens do Rio Ipiranga

Há exatos 199 anos o Brasil deixou de ser uma colônia portuguesa e passou a ser uma monarquia governada pelo imperador d. Pedro I, tornando-se uma nação independente, e essa importante data não passou em branco no município de Santa Terezinha de Goiás, que tem à sua frente a jovem prefeita Karla Cristina Moreira Alves (MDB), que promoveu uma série de ritos patrióticos para celebrar a Semana da Pátria, os quais aconteceram entre os dias 1 e 7 de setembro. Todos os dias aconteceram o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado e do Município, com a participação da prefeita Karla, seu vice Paulo Henrique, vereadores e secretários municipais.

A solenidade de abertura das comemorações aconteceu em primeiro de setembro, em frente à Prefeitura e, ao longo dos dias, a prefeita Karla Moreira recebeu Secretarias Municipais, que repassaram a administração as demandas dos diversos setores da sociedade, com o objetivo de aproximar ainda mais a administração da sociedade. As secretarias se reuniram com a prefeita Karla e com o vice-prefeito Paulo Henrique na seguinte ordem: secretaria da educação, dia primeiro; secretarias do meio ambiente e da saúde, dia 02; secretaria dos transportes e limpeza urbana, dia 5 e as secretarias da assistência social, agricultura, indústria e comércio e a prefeitura, dia 06.

No dia 07 de setembro, ápice das comemorações, atos cívicos marcaram o Dia da Independência, começando pela Corrida da Independência que teve um víeis ecológico, trazendo o tema “Salve o Rio Crixás”, com premiação em dinheiro para os primeiros 4 colocados em cada categoria, masculina e feminina; apresentação dos desbravadores da Igreja Adventista do 7º Dia, que receberam da prefeita Karla o Anel Festivo pela participação no evento, como forma de agradecimento; premiação da corrida da independência e do concurso de redação e apresentação da Fanfarra Municipal Canários da Terra, regida pelo Maestro Xexéu, que passou a existir oficialmente agora no município, através de lei sancionada pela prefeita Karla Moreira.

Na ocasião, a prefeita Karla Moreira sancionou as seguintes leis: Lei 1.033/2021, de 03 de setembro de 2021, que dispõe sobre a criação do Programa Assistencial de Complementação Nutricional, e dá outras providências, garantindo a doação de carne para 150 famílias; Lei 1.034/2021, de 03 de setembro de 2021, que dispõe sobre o torneio literário de redação, poesia e desenho no âmbito do Município de Santa Terezinha de Goiás, e dá outras providências; Lei 1.035/2021, de 03 de setembro de 2021, que dispõe sobre a criação da Fanfarra Municipal de Santa Terezinha de Goiás, e dá outras providências, e a Lei 1.036/2021, de 03 de setembro de 2021, que dispõe sobre estabeleceu no município da Semana da Pátria e a Corrida da Independência.

Conforme os organizadores, o objetivo principal da programação da Semana da Pátria é celebrar a independência do Brasil, além de resgatar e promover o sentimento de orgulho, amor e devoção ao Brasil e seus símbolos. “Foram dias maravilhosos essa semana em que celebramos nossa independência, especialmente por seu cunho ecológico e pedagógico. Vejo como positivo o

resgate do sentimento do civismo e de brasilidade em nossa gente”, disse a prefeita Karla Moreira, grande incentivadora deste evento.